O Núcleo de Pesquisa Aplicada Interdisciplinar (NPAI) da Universidade Federal Fluminense, em parceria com o INCRA, está desenvolvendo pesquisa aplicada visando a avaliação da situação socioeconômica e produtiva de um conjunto de assentamentos da reforma agrária, situados nos estados de São Paulo, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Amapá. Os dados coletados nesta pesquisa serão utilizados pelo INCRA para titulação de 15.000 famílias que estão alocadas nos assentamentos em tela. A pesquisa tem sido desenvolvida desde o início do ano de 2021, e as atividades realizadas compreendem:
O objetivo é que 15 mil lotes em projetos de assentamentos constituam o público-alvo do projeto.
Como já afirmamos anteriormente, entre as atividades do projeto está situado o trabalho de pesquisadores e professores da UFF visando levantamento de dados recentes sobre os assentamentos e assentados a partir de diferentes temas como:
O projeto é formado por uma equipe interdisciplinar que tem trabalhado em conjunto na busca por atingir os seguintes objetivos:
Algumas questões de pesquisa norteiam a investigação:
a) a desapropriação produziu uma situação na qual o imóvel se tornou rentável e mais produtivo?
b) quais as configurações sociais concernentes a aspectos como infraestrutura de saneamento, acesso à água, acesso à educação, acesso à assistência técnica e segurança alimentar.
c) quais são as características socioprodutivas dos assentamentos? Quais são as políticas públicas que os assentados acessam? Estas características e condições de acesso possibilitam a reprodução autônoma das famílias assentadas?
Para tanto, o trabalho da equipe de professores e pesquisadores tem sido realizado a partir das seguintes fontes:
Espera-se que a publicação das análises referentes à massa de dados coletados possa colaborar na criação e extensão de políticas públicas de perfil social para as famílias assentadas para que seja assegurado apoio a este grupo que tende a acumular um conjunto amplo de vulnerabilidades socioeconômicas.